sábado, 18 de julho de 2009

Trapezista esquecido Dover Tangará tem sua história publicada em livro em Sampa


Meu primeiro blog (2005) chamava-se "Rashcunho". Para quem não sabe, meu apelido é Rash. No Perfil, era assim que me apresentava:

"Rashcunho é algo que ainda não está pronto. Não foi decantado, não passou pelo crivo do tempo. É uma preparação de alguma coisa que se quer. No caso, o itinerário de uma procura. Na Grécia Antiga, mas também no mundo dos afetos. Moro na filosofia mas passeio na poesia. O campo da prosa é o que me interessa investigar. É por onde me expresso, o que justifica minha adesão ao blogverso. Expor-me assim já é subir na caravana enquanto os cães ladram. Sou o Rashcunhador."


Meu segundo blog ganhou o nome "Eu palavra que significa muito para mim". Tentei justificá-lo da seguinte maneira:

"O nome do blog que acabo de criar é algo narcísico, eu sei. Mas verdadeiro. É também uma provocação. Guardando as proporções, René Descartes, pensador francês do séc. XVII, considerado o pai da Filosofia Moderna, fez algo parecido. Chegou à famosa conclusão "penso, logo existo". Foi a maneira dele escapar da "dúvida metódica" ou a armadilha de se perguntar infinitamente se as coisas existem de fato ou são apenas sensações ilusórias captadas por nossos frágeis sentidos. "Se pergunto é porque penso; se penso é porque existo". Fazer um blog é dizer que existo e que penso. E que isso significa muito pelo menos para mim."


Como o escasso leitor desse veículo notou, não sou bom de nome. Foi por isso que resolvi batizá-lo do jeito mais simples, com a graça que vim ao mundo.


Agora já posso ter um blog em meu próprio nome, pois estou lançando um livro, virei escritor. Esse é então um espaço para eu me comunicar com o mais escasso ainda leitor de "O Filósofo Voador"(é assim que se chama o meu primeiro livro). A obra saiu pela Editora Terceira Margem,de São Paulo. O lançamento oficial é no dia 24 de julho de 2009, às 19h, no Circo Roda Brasil, montado no Memorial da América Latina.

A gente põe um filho no mundo e já se equipa para defendê-lo do ataque alheio. Que sem dúvida vem do inesperado. Uma amiga me disse que qualquer pessoa que propõe algo objetivo vai despertar defensores entusiastas e inimigos furiosos.

"O Filósofo Voador" é um romance baseado na vida de Dover Tangará, um dos maiores trapezistas do Brasil. Conheci Dover em um período difícil de sua vida, morando nas ruas de São Paulo. Nos tornamos amigos.

Ele é um artista circense orgulhoso. Percebo que reluta em aceitar a idéia de que o livro conta sua fase gloriosa, no trapézio a toda altura do circo, mas também narra seu abandono pela família e amigos e recria algumas de suas peripécias para sobreviver com dignidade na grande urbe. Porque isso - a dignidade - ele não perdeu jamais.

Para adquirir o livro "O Filósofo Voador", mande um e-mail para eduardo.rascov@gmail.com

Um comentário:

  1. Conheci dover tangara de perto tambem,foi em araraquara em uma amostra de circo deste ano; conversei pouco, mas pude perceber que é um grande homem.Estou curioso pra ler este livro ainda mais sabendo que foi inspirado em um grande artista circense.Trabalho como artista circense a alguns anos, me inspiro em todos os personagens e pessoas que passaram por picadeiros deixando sua historia. andr3doriana@hotmail.com

    ResponderExcluir